5 coisas para fazer quando nada parece dar certo

Por Priscila Bellini

Estamos nos últimos dias do ano e, além de reunir os votos para o ano que está logo aí, convém pensar no que passou. E, não adianta mentir, houve momentos no caminho em que nada parecia dar certo — ou, como minha mãe costuma dizer, quando você se sente “o cocô do cavalo do bandido”. Nessas horas, há uma lista de coisas que você pode fazer:

1) Meditar

Se você ainda não sabe como fazer isso e nunca tentou, mas daria tudo por um instante de calma, dá pra recorrer ao celular. Aplicativos como o Headspace, disponível para Android e iOS, oferecem vários tipos de meditação guiada, em que você segue um passo a passo. Se, numa situação pontual, você ficou extremamente ansioso, abalado ou tenso, dá pra escolher um “SOS” em forma de meditação e pronto — em no máximo dez minutos, você tem como se tranquilizar. Com o tempo, vale a pena investir em aprender mais sobre meditação.

2) Faça uma lista de “coisas feitas”

Esqueça aquela lista de coisas a fazer por algumas horas. Mantenha a calma e esboce uma lista de coisas que você já fez naquele dia, nem que sejam coisas simples. Arrumou a cama? Ok. Deu banho no cachorro? Ok. Tomou um café balanceado? Ok. Respondeu aquele e-mail que estava mofando na caixa de entrada? Ok. Assim, você percebe que, ainda que em pequenas atitudes, tem feito as coisas. Um passo de cada vez. 🙂

3) Mais uma lista: o que há de bom em você

A dica veio desse psicólogo incrível que mencionamos no Glück e, realmente, faz efeito. Se chegou o momento em que você só tem observado pontos negativos em si mesmo, é hora de fazer um esforço. Liste ao menos cinco características ou atitudes suas que sejam, sem dúvida alguma, positivas. E vale tudo: do seu bom humor mesmo quando acorda às 5 horas da manhã até a sua capacidade de fazer um omelete de claras excelente. Sempre tem algo positivo aí no meio, acredite.

4) Deixe sempre a postos algum vídeo, foto ou texto que te faça rir

Modéstia à parte, meu acervo de vídeos de gatinho serve para qualquer situação, e eu recomendo fortemente. Aqueles vídeos mais bobinhos no Youtube também valem muito a pena, ainda que durem poucos segundos. Dá uma olhada em um exemplo que serve para um dia muito cheio de compromissos:

5) Vá caminhar um pouquinho

Sair por aí e dar uma volta, evitando pensar no que te traz preocupação. Se parece difícil escapar das preocupações, mantenha o foco e, quando sentir que um pensamento negativo está voltando, procure algo que atraia sua atenção. Pode ser aquela árvore na casa ao lado que floresceu há pouco tempo, pode ser a padaria que abriu na esquina de casa. Continue caminhando e respirando fundo.

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