“O único perigo real existente é o próprio homem”, entrevista com o psicólogo Carl G. Jung

O homem não suporta uma existência sem significado, Carl. G Jung

Carl G. Jung foi um dos maiores psicólogos da história e um dos pensadores mais influentes do século XX. Discípulo de Freud (com quem rompeu posteriormente), Jung foi criador da psicologia analítica, pioneiro na classificação dos tipos psicológicos (inicialmente extrovertido e invertido) e profundo estudioso dos sonhos e dos mitos. Muitas vezes suas pesquisas são questionadas por terem abrangido temas como a parapsicologia, a alquimia e o I Ching, mas sempre seguindo o método científico. As ideias de Jung também influenciaram profundamente o antropólogo Joseph Campbell, famoso por sua teoria da “jornada do herói” e a influência desta na saga Star Wars.

Na rara entrevista abaixo, dada alguns anos antes de morrer, Jung fala sobre sua vida, sua teoria e as dimensões da vida humana. Uma aula de vida.

 

=> Este post te ajudou? Apoie o Glück!
A forma mais prática de nos ajudar é fazer uma assinatura mensal do Glück. Funciona como uma assinatura de revista: você paga um preço fixo, que nos ajuda a ter uma estabilidade para produzir o conteúdo que você lê aqui. Existem três valores que você pode optar escolher para assinar:

Se você quiser fazer apenas uma doação única, insira o valor desejado abaixo (dá pra pagar com PayPal ou cartão de crédito):

Leia também:
-A emocionante despedida da vida do neurologista Oliver Sacks