Descobriram a fórmula científica para a felicidade (ou quase isso)

Por Priscila Bellini

Nós podemos até argumentar que não há receita mágica para a felicidade, é claro. Só que, por outro lado, a ciência tem se esforçado bastante para apontar alguns ingredientes que podem ajudar a chegar lá. Foi o caso de uma pesquisa desenvolvida pela Australian Wellbeing, que recolheu por 15 anos os dados de mais de 60 mil pessoas. A ideia era documentar e analisar quais eram os fatores que determinavam se uma pessoa era feliz – e, também, o quanto era.

Como resultado, os pesquisadores obtiveram uma verdadeira regra de ouro para a felicidade: bons relacionamentos, segurança financeira e propósito de vida.

Um dos determinantes nos cálculos feitos pelos cientistas australianos foi o dos relacionamentos, que eram essenciais para qualquer pessoa. Por mais que a companhia do seu cachorrinho de estimação seja excelente e que a sua gata seja tão incrível quanto, nada substituiria o contato com humanos. Outro ponto importante era a saúde financeira do sujeito. A tendência, pelo que os responsáveis pela investigação identificaram, era que ganhar até 100 mil dólares ao ano até fazia com que a pessoa ficasse mais feliz. Caso a renda ultrapassasse esse valor, a lógica se invertia — a partir daí, os mais ricos se tornavam, também, os mais tristes.

Por fim, aqueles participantes que se engajavam em iniciativas diversas e que tinham um propósito na vida — fosse cuidar de animaizinhos abandonados, fosse ajudar pessoas desabrigadas — saíam no lucro. Ter uma noção clara de como você quer que a sua vida se desenrole colabora para dias mais felizes.

E aí, qual é a sua receita para a felicidade? Os estudiosos australianos estão certos?

=> Este post te ajudou? Apoie o Glück!
A forma mais prática de nos ajudar é fazer uma assinatura mensal do Glück. Funciona como uma assinatura de revista: você paga um preço fixo, que nos ajuda a ter uma estabilidade para produzir o conteúdo que você lê aqui. Existem três valores que você pode optar escolher para assinar:

Se você quiser fazer apenas uma doação única, insira o valor desejado abaixo (dá pra pagar com PayPal ou cartão de crédito):