Quer ser feliz? Mantenha-se presente

Por Priscila Bellini

Não é de hoje que a pergunta “o que nos faz feliz?” motiva pesquisas. Nós aqui no Glück já mostramos a química por trás disso, indicamos um mapa para encontrar a felicidade e explicamos o que a sua alimentação tem a ver com a felicidade. Em meio a tantos caminhos para chegar à felicidade, um parece ser mais simples: manter-se presente.

Na prática, isso significa realmente fazer o que se está fazendo. Ou seja, não deixar a mente vagando por aí, mas estar focado na atividade do agora, desse instante. Está brincando com seu filho? Concentre-se nisso, dedique-se a movimentar os bonequinhos da melhor maneira, ou a apertar os botões certos do videogame. Vai sair com aquela amiga de longa data? Durante o passeio, mantenha-se presente e preste atenção ao que ela tem para compartilhar, ao que ela narra, ao que vocês dois vivem naquele instante.

As indicações vêm de um aplicativo chamado Track Your Happiness, que propõe questões bem simples para os usuários. “O que você está fazendo?”, “no que você está pensando?” e “você está feliz?” são as perguntas feitas rotineiramente, e as respostas de cada indivíduo que adere ao app são computadas. Juntando os resultados, os criadores dessa ferramenta perceberam que, de modo geral, o importante era estar presente pra valer em qualquer atividade. Essa concentração, por si só, já deixaria as pessoas com níveis mais altos de satisfação.

Duvidou do resultado? Aproveite e confira a palestra do criador do app, Matt Killingsworth:


Leia também:
–  Viva o presente sem esperar pelo futuro fantástico

=> Este post te ajudou? Apoie o Glück!
A forma mais prática de nos ajudar é fazer uma assinatura mensal do Glück. Funciona como uma assinatura de revista: você paga um preço fixo, que nos ajuda a ter uma estabilidade para produzir o conteúdo que você lê aqui. Existem três valores que você pode optar escolher para assinar:

Se você quiser fazer apenas uma doação única, insira o valor desejado abaixo (dá pra pagar com PayPal ou cartão de crédito):