Ser você mesmo faz toda a diferença

Por Priscila Bellini

A gente sabe que, com tanta homofobia, lesbofobia, transfobia (e outras tantas opressões), assumir-se é um grande passo — e essencial para ser feliz. E nós já mostramos aqui no Glück o quanto acreditamos que todas as pessoas têm o direito à felicidade. Por isso, separamos três vídeos que explicam a importância de tomar essa atitude

1)“Não se esconda”

Foi o conselho que o Patrick Haggerty ouviu, nos anos 50, do próprio pai. Ele era um garotinho ainda e tinha se vestido para uma apresentação da escola, com maquiagem e fantasia completa. Ficou com receio de que o pai o visse na escola e quis se esconder dele o quanto antes. Mas a reação do pai surpreendeu e ensinou uma lição essencial a Patrick, que você pode conferir no vídeo da StoryCorps.  

2) “Nós merecemos viver o amor”

O discurso da atriz americana Ellen Page na conferência Time to Thrive foi um exemplo e tanto. Ela confessou que sofreu por medo de se assumir lésbica, mas falou sobre o assunto para dar visibilidade e ajudar os muitos jovens que passam pela mesma situação. Não dá pra não se emocionar com as palavras dela:

“O que eu aprendi é que o amor, a beleza e a alegria dele, assim como o sofrimento que vem dele, é o mais importante presente que podemos dar e receber como seres humanos. Nós merecemos viver o amor completamente, igualmente, sem ter vergonha disso.”

 

3) Não mude para se parecer com os outros

O curta “Ear Fear” também mostra que assumir sua própria identidade, suas próprias características é essencial. Na produção, feita no Instituto de Artes da Califórnia, o personagem principal deixa de lado os disfarces.

=> Este post te ajudou? Apoie o Glück!

A forma mais prática de nos ajudar é fazer uma assinatura mensal do Glück. Funciona como uma assinatura de revista: você paga um preço fixo, que nos ajuda a ter uma estabilidade para produzir o conteúdo que você lê aqui. Existem três valores que você pode optar escolher para assinar:


Se você quiser fazer apenas uma doação única, insira o valor desejado abaixo (dá pra pagar com PayPal ou cartão de crédito):